sábado, 6 de outubro de 2007

O Velho

O velho entrou.
Seu olhar langue
Meu corpo trespassou,
Congelou-me o sangue.

Perdidos estavam
Seus olhos que fitavam
O infinito ou mais além.
Tudo isto sem ver ninguém.

Cego não era
ou não o parecia
mas olhar já dera
tudo o que poderia.

Nele ninguém notou
Era só mais um
Velho tão comum
Cuja vida já passou.

O eléctrico arrancou
O homem ficou
Parado no seu lugar
Sem sequer falar.

A viagem decorreu
Nele ninguem perdeu
Mais tempo a pensar
Até aquilo começar.

À sua volta álguem gemeu
Um grito indignado deu.
Não tardou que terminasse
Daquela gente dele afastar-se.

Só então reparei
Vi o que nunca sonhei:
O homem nem via,
Normal lhe parecia,
Da boca lhe caia
Saliva dali escorria.

Para geral tormento
Um único fio
De liquido nojento
- de baba e ranho –
Caia grosso e lento.

Ao principio foi nojo,
Repulsa e gozo
Como eu reagi
De seguida percebi.

Depois veio a pena:
Pobre do homem,
Nem sabia que fazia,
Decerto não o merecia.

Também eu fiz asneiras
- tive várias bebedeiras –
Mas não mereço castigo tal
Que nem saiba que faço mal.

Não quero andar
Aí pelos cantos
Afogar-me em prantos
Vendo o mundo passar
E não conseguir estar
Sem liquidos largar.

Se eu chegar à idade
Peço-vos por favor
Que façam de vosso labor
Aumentar a mortandade.

2 comentários:

Rute Mar disse...

n foi a cena mais triste q vi... pessoas podendo ser filho de estes idosos, maltratarem nos, fazendo tal troça deles q para nos, podendo ser netos, doi no coraçao... mas sim esta ficou marcada... a solidao dele contrastada com a ignorancia de qm o ingnorava, de qm o maltratava... pessimo estas atitudes!! e e isso q querem passar aos mais novos q os vem... onde o mundo acabara assim....?!

EXEMPLOS DESTES?! n obrigdado [ tou mesmo indignada, foi so um desabafo]

* ate amanha XD

Nya disse...

Ainda bem que não vi essa cena... mas é mau de mais, uma pessoa ser ignorada e maltratada. Só de pensar que podia ser alguém que me é querido...
E o facto de teres escrito sobre isso é...

Bjinhos Ni